Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 é inaugurado em Sorocaba
Foi inaugurado na última sexta-feira (25/06/21) o Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 no Parque Tecnológico de Sorocaba, interior de São Paulo.
Pioneiro no conceito “hélice quíntupla”, que representa a união do conhecimento e da inovação, o parque pretende estimular o desenvolvimento tecnológico com base em robótica e na chamada “Internet das Coisas”.
Transformação da mobilidade urbana com a tecnologia 4.0
Fernando Cesar, especialista na área de mobilidade urbana e tecnologia esclarece o conceito de “Internet das Coisas” associando-o a digitalização do transporte, que é um dos alicerces do novo Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 em Sorocaba.
“Com a infinidade de informações digitais em circulação nos dias atuais, de diversas fontes diferentes que conectam o meio de transporte a quem o utiliza, mostra que IoT (“Internet of Things” termo em inglês para “Internet das Coisas”) é o ambiente perfeito para se investir na experiência do usuário, possibilitando interatividade, conforto e segurança de quem interage com o transporte urbano.”, contextualiza o especialista.
E ele prossegue: “Conectar digitalmente o sistema de transporte, por exemplo, é descobrir o tempo que um ônibus levará para chegar no próximo ponto em tempo real, é conhecer sua lotação, é saber qual a quantidade de passageiros em cada rota, é analisar a performance de condução de um motorista ou verificar a necessidade de Manutenção no tempo certo, entre diversas outras importantes situações. Tudo isso é fundamental para a efetividade e sucesso de qualquer planejamento, seja para administração da mobilidade urbana ou até para vida da pessoa que se beneficia dela.”, conclui.
Essa integração entre tecnologia e mobilidade urbana mostra como o futuro das cidades inteligentes já está em construção. A convergência de dados em tempo real, conectividade e automação permite decisões mais rápidas e precisas, impactando diretamente a qualidade de vida da população. O Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 representa um passo essencial rumo a esse futuro, aproximando inovação e sociedade de forma concreta e acessível.
Centro de tecnologia 4.0 impulsiona inovação em Sorocaba
Fernando é também CEO da UniQ, empresa que está trazendo inovação para o segmento ao promover a unificação de plataformas essenciais para a mobilidade urbana e o facilitamento da gestão operacional do transporte. A UniQ incorpora o quadro de companhias situadas no Parque Tecnológico de Sorocaba.
Também expert no setor, Victor Cunha é membro do conselho da UniQ e comenta a importância da inauguração do novo centro e o seu impacto no transporte urbano brasileiro: “Para termos sucesso na entrega do nosso objetivo de trazer simplicidade e efetividade para operação e gestão do transporte, precisamos buscar soluções diferentes e pensar de forma diferente. Sendo assim, o papel do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) é extremamente vital, uma vez que o mesmo propicia um ambiente de troca de conhecimentos onde podemos compartilhar problemas e conceitos com empresas e pessoas de diferentes áreas. Isso promove uma riqueza de ideias e formas diferentes de solucionar os desafios que encontramos e encontraremos.”, esclarece o empresário.
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a expectativa é criar, através do novo centro, postos de trabalhos, promover a capacitação de colaboradores em tecnologias 4.0 e estimular a conexão da tecnologia aplicada nas indústrias e fabricação de produtos. O centro também deve melhorar a produtividade industrial, elevando a eficiência e reduzindo custos.
Além de oferecer programas para a formação do ensino e tornar as indústrias mais competitivas, a proposta do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 é divulgar os avanços da ciência e da tecnologia do país. Portanto, tudo o que for criado no centro estará disponível em uma plataforma digital acessível para empresas de todo o país.
Você gosta de conteúdos sobre tecnologia 4.0, inovação e mobilidade urbana? Confira também nosso artigo “Benefícios do IoT no Transporte Público” e nos siga nas nossas redes sociais.