Benefícios do IoT no Transporte Público
Não é novidade que o transporte público no Brasil tem muitos desafios a enfrentar, entretanto, diferentes tecnologias vêm diminuindo as barreiras que dificultam a evolução do sistema de mobilidade no país. Uma delas é a IoT (Internet of Things), que traduzida do inglês, significa “Internet das Coisas”.
Mas, primeiramente:
O que é IoT e como interfere no transporte público?
Trata-se de uma tecnologia que conecta toda a rede de dispositivos e objetos físicos inteligentes, ou seja, que possuem conectividade com a internet. Esses dispositivos permitem a captação e o compartilhamento de dados, de maneira que os mesmos possam comunicar-se entre si e até mesmo realizar tarefas de forma autônoma.
Alguns exemplos desses objetos inteligentes são veículos, eletrodomésticos, smartwatches, máquinas industriais e muitos outros. No contexto de transporte público, essa tecnologia permite, por exemplo, o monitoramento do desempenho dos veículos – atrelado a outras tecnologias como a telemetria – que consegue usar sensores para avaliar a eficiência do combustível, das peças e outros itens, expandindo sua vida útil e promovendo maior sustentabilidade.
Principais benefícios do IoT no transporte público
Desde o início dos anos 2000, a mobilidade urbana no Brasil tem passado por significativas mudanças com foco na modernização do sistema, a implementação da bilhetagem eletrônica é um ótimo exemplo dessas transformações.
Durante este processo, embora os Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) tenham começado sua expansão por volta de 2010, foi apenas a partir de 2015 que o avanço da Internet Das Coisas (IoT) passou a se desdobrar.
De 2020 para cá, o processo de integração dessas tecnologias avançadas vem ganhando destaque, incorporando dados, sistemas digitais, sensores inteligentes e muito mais ao ecossistema do transporte público.
Vamos conhecer alguns dos principais benefícios que a IoT oferece ao transporte urbano, integrada a outras soluções tecnológicas.
Redução de custos operacionais
O impacto da Internet das Coisas é capaz de reduzir os custos operacionais de transporte público, pois otimiza processos e aumenta a eficiência.
Em termos de redução de custos com combustíveis, sensores IoT, por exemplo, podem analisar o uso do mesmo nas operações e evitar desperdícios. Sistemas inteligentes também permitem que as rotas sejam otimizadas, evitando congestionamentos e sugerindo trajetos mais curtos. Com análises de telemetria é possível orientar motoristas sobre freadas bruscas e acelerações demasiadas, diminuindo o consumo.
A manutenção preditiva, que também acontece com o auxílio da IoT, reduz os custos com reparos. Isso porque sensores podem detectar falhas antes de acontecerem, aumentando a vida útil de veículos e peças.
Outro factor que tem grande impacto positivo é a automação da gestão de frotas, reduzindo a necessidade de intervenção manual nas tarefas administrativas.
Preservação do Meio Ambiente
A aplicação de IoT nas operações do transporte público promove consideráveis benefícios para o meio ambiente, pois otimiza recursos, reduz emissões de gases poluentes, entre outros fatores que veremos na sequência.
Além das vantagens mencionadas anteriormente, como a otimização das rotas – que não apenas poupa o uso de combustíveis fósseis, mas ainda alerta quando os níveis seguros de emissão são ultrapassados -, outro ponto importante é a gestão inteligente das frotas elétricas, possível através do monitoramento das recargas.
E falando em otimização do uso da energia elétrica, a Internet das Coisas também ajuda a controlar a climatização em estações e terminais, evitando o desperdício. O mesmo se aplica para o controle de uso da água nestes locais.
Não podemos esquecer da redução de descartes desnecessários, já que o uso de IoT permite a manutenção preditiva, aumentando a vida útil de veículos, peças e dispositivos.
Sensores que analisam a qualidade do ar e emitem alertas, informações em tempo real que estimulam o uso do transporte público, integração com modais sustentáveis e até mesmo a bilhetagem digital são mais alguns dos muitos benefícios trazidos pela tecnologia do IoT para a mobilidade urbana.
Monitoramento e telemetria em tempo real no transporte público
Sabemos que o monitoramento das frotas em tempo real com o uso de telemetria traz maior segurança para funcionários e passageiros, garantindo menor número de acidentes e maiores índices de satisfação. Entretanto, veremos como esse e outros benefícios funcionam em detalhes.
-Segurança e prevenção de acidentes: câmeras com reconhecimento facial e sensores de fadiga detectam motoristas cansados ou distraídos que recebem alertas. Sistemas de detecção de acidentes e frenagem automática evitam acidentes em tempo real. Botões de emergência, conectados ao Centro de Controle Operacional, possibilitam menor tempo de resposta em situações de urgência.
-Integração com semáforos inteligentes: prioriza a passagem de veículos do transporte público, ajusta automaticamente o tempo dos semáforos e evita paradas desnecessárias.
Melhoria na experiência do usuário
A Internet das Coisas trouxe maior previsibilidade e conforto para os passageiros do transporte público, promovendo maior qualidade de vida no dia a dia dessas pessoas. Mas como isso funciona na prática?
Imagine que você está a caminho do trabalho e um display na estação informa quais embarcações estão mais cheias, para que você possa escolher qual delas deseja pegar. Isso só funciona graças a sensores de ocupação, dentro desses veículos, que transmitem essas informações por meio de IoT.
Além disso, para saber se você vai pegar esse trem ou metrô, ou esperar um pouco mais, você precisa saber quando o próximo deve chegar. O que só é possível através da troca de informações, em tempo real, de dispositivos que monitoram a localização do veículo.
Outro cenário: você trabalha em horários flexíveis, o que geralmente facilita o seu trajeto para o trabalho. Entretanto, tem um grande evento acontecendo na sua região e o sistema de transporte está congestionado. Como é que os operadores sabem quando é necessária uma maior quantidade de veículos para atender àquela demanda inesperada? A resposta: por meio do ajuste inteligente da oferta, que envia veículos de acordo com a demanda.
Tudo isso garante ao passageiro uma experiência muito mais positiva durante o uso do transporte urbano.
Exemplos de aplicações do IoT no transporte público
Como vimos anteriormente, o IoT recebe e compartilha dados recebidos de sensores, soluções de rastreamento, telemetria e outros. Ou seja, por meio de diferentes tecnologias integradas ao IoT é possível proporcionar uma série de benefícios para o bom funcionamento do sistema de transporte urbano.
Uma das mais importantes entre essas tecnologias é a chamada ITS (Intelligent Transportation Systems). Enquanto a IoT fornece os dados, a ITS processa as informações recebidas, por exemplo, com Inteligência Artificial, algoritmos e ajustes automatizados em tempo real.
BRT Sorocaba
Um case de sucesso que exemplifica muito bem a aplicação de forma eficaz do IoT no transporte público é o sistema do BRT Sorocaba. A operação é referência em todo país pelo seu modelo de sucesso e altos níveis de aprovação por parte dos usuários, de acordo com pesquisas publicadas em 2022, 2023 e 2024.
Com o Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT Sorocaba é capaz de fazer o monitoramento completo de veículos e da própria infraestrutura, através de câmeras e GPS, por exemplo, otimizando a gestão e proporcionando respostas muito mais rápidas a eventos e acidentes.
A gestão de frotas também é muito mais eficiente já que usa a análise de telemetria para definir o consumo de combustível, desempenho do motor e comportamento dos motoristas. Dessa maneira, conseguem alcançar redução de custos na operação e maior segurança para passageiros e motoristas.
Toda a gama de tecnologia embarcada nos veículos do BRT Sorocaba, como internet de alta velocidade, ar condicionado e tomadas USB, é viabilizada pelo uso de IoT. Além disso, a integração com semáforos inteligentes auxilia o fluxo dos ônibus do sistema em algumas vias da cidade.
UniQ
As soluções da UniQ também estão presentes na operação do BRT Sorocaba. O monitoramento por câmeras em tempo real dos terminais, paradas e ônibus são integrados ao Hub ITS da UniQ, que permite que o CCO garanta a segurança de passageiros, funcionários e até mesmo reduza os casos de evasão de receita. Além disso, o Hub ITS proporciona atendimento remoto aos usuários do sistema em tempo real, reduzindo a necessidade de agentes no local.
Os Sistemas de Som e PMVs (Painéis de Mensagem Variável) integrados ao Hub oferecem aos passageiros informações em áudio e vídeo sobre as viagens, além de entretenimento durante todo o trajeto, trazendo maior previsibilidade, conforto e acessibilidade.
Monitoramento das condições técnicas dos veículos, gerenciamento de portas automáticas e sistemas de segurança, análise do cumprimento de viagens programadas, automação de dispositivos e ações, são algumas das muitas funcionalidades que operam integradas ao Hub ITS da UniQ, que só funciona através da Internet Das Coisas.
Futuro da IoT no transporte público
De acordo com a maior autoridade em IoT no país, a ABINC (Associação Brasileira de Internet Das Coisas), a convergência entre IoT e Inteligência Artificial está definindo o futuro da tecnologia. Isso porque a IA consegue aprimorar os dados gerados por dispositivos IoT.
Um exemplo disso, aplicado à realidade da mobilidade urbana, são os semáforos inteligentes, que ajustam o seu tempo de acordo com os dados de tráfego em tempo real. Fator que muda completamente a experiência dos passageiros no transporte público, afinal, define quanto tempo essas pessoas passarão dentro dele.
Veículos autônomos se tornam cada vez mais uma realidade no sistema de transporte, tanto é que muitas cidades ao redor do mundo já vêm conduzindo projetos-piloto com ônibus sem condutor. Fato é que a tendência só deve crescer e a combinação de IoT e IA possibilita a comunicação entre veículos (V2V) e entre veículos e infraestrutura (V2I), facilitando a operação de carros autônomos e otimizando a segurança no trânsito, que é a maior prioridade e preocupação entre especialistas atualmente.
Por fim, é inegável que a IoT está transformando o transporte público, tornando-o mais seguro, eficiente e sustentável. Com soluções que reduzem custos e aprimoram a experiência do usuário, essa tecnologia seguirá impulsionando a mobilidade urbana, que estará cada vez mais conectada e inteligente nos próximos anos. Gostou deste conteúdo? Então veja também o nosso artigo sobre a Digitalização do transporte urbano de passageiros no Brasil.