Mobilidade urbana no Brasil e desafios são assunto no PMU
PMU 2022 debate mobilidade urbana no Brasil com foco em sustentabilidade, inclusão, inovação tecnológica e gestão inteligente de transportes.
Mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e inclusão. Essas foram as palavras-chave que comandaram os três dias de evento no Parque da Mobilidade Urbana. Considerado o maior evento do segmento em todo o país, o PMU aconteceu entre os dias 23 e 25 de Junho e a UniQ marcou presença trazendo novas soluções de tecnologia para os desafios do segmento no Brasil.
Sobre o Parque da Mobilidade Urbana
O evento, que está em sua 1ª edição, é realizado por meio de parceria entre o Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão. O primeiro, se trata de uma plataforma de conteúdo multiformato que discute a mobilidade urbana no Brasil e o ecossistema de cidades inteligentes. Já o segundo é uma unidade do Grupo Estado que conecta milhões de pessoas, elaborando e promovendo conteúdos também relacionados à mobilidade em termos gerais.
Com o objetivo de estimular a reflexão a respeito do modelo de mobilidade urbana atual e trazer soluções que representem uma concreta evolução do tema para a população, o projeto do Parque da Mobilidade Urbana foi desenvolvido sob o fundamento de promover uma mobilidade urbana sustentável, inclusiva e disruptiva.
Mobilidade Urbana no Brasil e Sustentabilidade
O primeiro pilar do Parque da Mobilidade Urbana é a sustentabilidade. Isso porque o evento apresenta espaço para a discussão do tema que é fundamental para a reestruturação da mobilidade urbana no Brasil e incentiva experiências com meios de locomoção alternativos como veículos elétricos, viagens compartilhadas, ônibus, trens, bicicletas e patinetes.
Além disso, o PMU se compromete com o desafio de promover um evento zero resíduo e zero emissão. Ou seja, a organização do evento não conta com produtos descartáveis e ainda desenvolveu um plano para alcançar a neutralização da emissão de gás carbônico durante a feira. Isso por meio de coleta de dados, cálculos, estratégia de compensação e transparência quanto às informações do processo. Veja mais detalhes sobre o assunto no site da PMU.
Mobilidade Urbana no Brasil e inclusão
O PMU reuniu grandes nomes do mercado, oferecendo a oportunidade de discutir sobre o desafio da mobilidade urbana no Brasil e a importância de encontrar soluções que permitam que a mesma se torne cada vez mais inclusiva para a população.
O evento proporcionou ainda uma série de experiências interativas para o público geral, de maneira que esta discussão se tornou acessível também aos usuários do transporte nas cidades, permitindo que a conscientização não seja elitizada.
Mobilidade Urbana Disruptiva
Essas atividades imersivas promovidas no Parque da Mobilidade Urbana, através de parcerias com patrocinadores da iniciativa privada, também trazem a oportunidade de explorar as novas tecnologias presentes hoje no mercado. Essas experiências incentivam a pesquisa e o desenvolvimento de inovações tecnológicas a fim de impulsionar a evolução da mobilidade urbana no Brasil.
Nem é preciso mencionar que proporcionar tais experiências ao público final é tão disruptivo quanto, pois aproxima estas pessoas do debate sobre o que é mobilidade urbana no Brasil e o seu futuro, incentivando a reflexão sobre o que é preciso mudar, e estimulando a cobrança de resultados por parte das entidades públicas e privadas.
Experiências interativas e palestras no PMU
Durante os três dias de evento, o Parque da Mobilidade Urbana recebeu cerca de 3 mil visitantes, 130 palestrantes e ofereceu 50 painéis de discussão sobre propostas e soluções para a mobilidade urbana no Brasil.
Entre os temas discutidos estavam a viabilização da eletromobilidade do transporte coletivo no país, eletrificação veicular, a transição global da eletrificação no país e a mobilidade como serviço.
Uma série de atividades interativas gratuitas também foram disponibilizadas para o público-geral no PMU, tais como ações com drones e a simulação de entrega de comida por meio do aparelho; test-drive com carros elétricos de diferentes marcas; experiências com simulador de ônibus e caminhão elétrico; test-rides com motos, scooters e bikes elétricas; oficinas de pedalo para crianças e adultos; e muito mais.
Unificação de informações e gerenciamento integrado para o transporte urbano
A UniQ também esteve presente nos três dias de feira no Memorial da América Latina e levou para o seu stand soluções inovadoras para a gestão integrada e inteligente de operações de mobilidade urbana no Brasil.
Fernando Cesar, CEO da UniQ, compareceu aos três dias do evento e comentou sobre as tecnologias que levou para apresentar no PMU: “Foi uma oportunidade única para apresentar nossa experiência com sistemas de transporte inteligente, compartilhando-a com representantes públicos e privados de vários estados brasileiros. O evento nos mostrou claramente como é possível contribuirmos com melhorias à Mobilidade Urbana no Brasil, de acordo com as necessidades e desafios que os visitantes nos trouxeram.”, articula ele.
Atualmente a UniQ foca seus serviços em duas ferramentas. A primeira, chamada Hub ITS, oferece gestão operacional de sistemas ITS, unificando informações de sistemas distintos em uma única tela e promovendo um gerenciamento de operações mais prático e assertivo.
Em segundo lugar, mas não menos importante, está o Hub Contract. Este promove a padronização e gerenciamento de contratos operacionais de transporte de passageiros de maneira inteligente, realizando a análise e acompanhamento completo de performance. Essa solução visa melhorar o desempenho da empresa prestadora do serviço de transporte, além disso, a ferramenta oferece suporte junto ao órgão gestor contratante, por meio de análises gerenciais e com precisão de informações.
Experiencia da UniQ no PMU
Rafael Dambroso, que é Analista de Implantação da UniQ, contou um pouco sobre como foi participar de um evento desta magnitude: “Foi uma excelente oportunidade estar presente neste evento, apresentando as soluções da UniQ e podendo conversar com os visitantes e amigos que vieram até nós durante os três dias da feira.”, relata.
Já Elisa Chrispim, responsável pela área administrativa da UniQ, revelou que foi muito interessante poder observar de perto o interesse de diferentes grupos em relação às tecnologias desenvolvidas pela UniQ: “Tivemos a oportunidade de divulgar a aplicabilidade de nossas soluções Hub ITS e Hub Contract aos visitantes presentes; observamos que as impressões foram positivas, pois as ferramentas atendem tanto aos grupos de origem pública, como os de origem privada, gerando assim interesse de ambas as partes”.
O Parque da Mobilidade Urbana é, sem sombra de dúvidas, uma iniciativa riquíssima, tanto para a população usuária do transporte nas cidades, quanto para o público de negócios. Isso porque discutir a evolução deste assunto não é uma conversa sobre o futuro, mas uma conversa sobre o agora, essencial para a sociedade como um todo. Eventos como este estimulam a reflexão a respeito de propostas que pretendem trazer as soluções necessárias para os desafios atuais. A 2ª edição do PMU já tem data marcada e ocorrerá entre os dias 22, 23 e 24 de junho de 2023, novamente no Memorial da América Latina.
Se você gosta de ficar por dentro das novidades sobre mobilidade urbana no Brasil continue por aqui e aproveite para ler um artigo sobre a digitalização do transporte urbano de passageiros no Brasil.